Sustentabilidade

Há muito tempo, dada a crescente degradação ambiental do planeta, os aspectos de sustentabilidade passaram a ser cada vez mais considerados nos projetos da Arqsoft. Desde o início, concebemos projetos privilegiando a ventilação e iluminação naturais e a insolação, preocupando-nos sempre com o impacto ambiental deixado por nossas obras.

Em 2001 atuamos, em conjunto com outros profissionais, no projeto, concepção e execução do ARIP - Aterro de Resíduos Industriais Perigosos, do Sindicato da Indústria Calçadista de Três Coroas. Mesmo hoje desativado, o aterro foi pioneiro na região, sendo o único caso de destinação seca de resíduos industriais perigosos, ao abrigo da chuva, sendo objeto de visitas técnicas constantes de delegações de empresários, engenheiros e ambientalistas do Brasil e de diversos países, como a Alemanha, França, Itália, Espanha, dentre outros.

Atualmente, a eficiência energética das construções é o foco de nossas preocupações. Isolamento térmico, ventilação e iluminação naturais, orientação solar e uso de equipamentos de máxima eficiência são alvo da máxima atenção em nossos projetos.

Além disso, a microgeração de energia elétrica foi introduzida em nossas obras. Pioneiro na região, foi implantado no edifício sede Sicoob Ecocredi Três Coroas, um sistema composto por 184 painéis fotovoltaicos que produziu até o final de 2018, 129,24 MWh de energia elétrica, com valor aproximado de R$ 100.000,000, evitando a emissão de 68,50 toneladas de CO2 na atmosfera.

Posteriormente, quebramos mais uma barreira ao construir a agência Sicoob de Igrejinha, com microgeração capaz de gerar quantidade de energia elétrica superior ao consumo do edifício, produzindo excedente que será aproveitado por outras agências do Sicoob, instaladas em edifícios locados, sem as condições para geração local.